Narcissus

Vários mitos e lendas populares tem como tema o narcisso, sendo o mais famoso o mito grego-romano que aparece no livro III das Metamorfoses de Ovídio. Esse mito foi usado como inspiração para conceito psicológico de narcisismo.
Para explicar esta inclinação de eixo, segundo conta a história, Narciso admirou-se em absoluto nas águas de um rio, ficando então, contemplando sua imagem com o corpo curvado, quase que debruçado sobre o rio. Desta maneira, surge, depois de seu corpo ter-se transmutado em flor (eis que as flores existem apenas para demonstrar sua beleza). Esta flor, o Narciso, fica aproximadamente na mesma posição que antes, quando era humano, um pouco inclinada, ao invés de reta e firme.
No Islão, o Hadith de Bukhari associa a flor com o homem honesto e recto. O símbolo também foi comparado com a transformação da vaidade e auto-centrismo na humildade de um ser mais individuado e espiritual, pois Narciso via em sua própria imagem, não apenas beleza física, como enxergava acima de tudo, a imagem do Criador, afinal somos feitos à sua imagem.

Postagens mais visitadas deste blog

Anjinha

Estrelinha