Cebolinha & Bidu

Cebolinha é um personagem de histórias em quadrinhos e tirinhas, criado em 1960 por Mauricio de Sousa. Sempre à procura de um jeito de pegar o coelhinho de sua amiga Mônica, o Sansão.
Além de participar das histórias com a sua turma de amigos, Cebolinha também participa das histórias do Louco, caracterizadas por situações completamente absurdas que não ocorrem nas histórias com a turma. Cebolinha também participa de histórias com Xaveco, personagem secundário da Turma da Mônica.
Apesar de Cebolinha ser considerado hoje parte da Turma da Mônica, foi criado antes de Mônica (que surgiu em 1963). Cebolinha ganhou sua própria revista em quadrinhos em 1973, quando já existia a revista "Mônica".
Cebolinha foi baseado em um dos amigos de infância de Maurício de Sousa, quando Maurício vivia em Mogi das Cruzes, e teria apelidado o amigo de "Cebolinha" por causa de seus cabelos espetados.
Apesar de marca registrada do personagem, a dislalia lhe traz inconvenientes muito grandes. Por exemplo, no filme Uma Aventura no Tempo, na cena em que o Astronauta desmaia, a personagem Cabeleira Negra ameaça transformá-lo em um rato através de um aparelho que só poderia ser desativado com as palavras "Cabeleira Negra" sendo pronunciadas corretamente. Todavia, por causa da dislalia pertinente ao Cebolinha, ele não consegue - sendo salvo na undécima hora por seu amigo Cascão.
Ao contrário de seu melhor amigo Cascão, que nunca tomou banho, ele é o que mais aparece em contato com a água.
Um dos personagens mais queridos e importantes da história dos quadrinhos brasileiros, Cebolinha também se tornou conhecido em muitos outros países.

Postagens mais visitadas